Anacultura: Compreende a criação de marrecos, aves rústicas de fácil manejo e criação. Embora economicamente não tenha a mesma expressão da criação de frangos, em Santa Catarina existe uma demanda de consumo devido a colonização europeia. O IFC­ Araquari mantém matrizes e incubatório que produzem ovos férteis e filhotes de marrecos de um dia, dentro das exigencias do MAPA – Ministério da Agricultura e Abastecimento.

Apicultura: É um ramo da zootecnia que trata do manejo racional das abelhas do gênero Apis mellifera. O IFC possui um apiário, local onde estão as colmeias, para aulas práticas. Das abelhas além do mel podemos obter o pólen, a própolis, geleia real, apitoxina, e cera. Todos estes produtos podem ser comercializados e gerar renda ao apicultor.

Piscicultura: Refere-­se ao cultivo de peixes, principalmente de água doce. O IFC­ Araquari possui tanques de criação espécies de lambari, bocudo, tilápia e peixes ornamentais e mantém um laboratório para análise de peixes que auxilia em diversos projetos de pesquisas.

Fruticultura: A fruticultura é o ramo da agricultura que tem por objetivo a produção de frutos em geral. O IFC­ Araquari mantém espécies frutíferas como o maracujá, araçá, banana e citrus, onde são praticadas técnicas de implantação do pomar, poda, manejo e conservação do solo, controle de plantas adventícias, controle de pragas, entre outras atividades.

Plantas Medicinais: Nesta UEA são cultivadas plantas com propriedades medicinais como boldo, hortelã, cavalinha, erva cidreira, erva doce, entre outros.

Suinocultura: A suinocultura é a criação de suínos para a produção de carne e derivados. A suinocultura do IFC­ Araquari abrange todas as fases de desenvolvimento dos suínos, desde o nascimento até a engorda. Os alunos, além de aprenderem sobre o manejo de limpeza e organização do local, também desenvolvem atividades de monta, parto, aplicação de medicamentos, curativos, castração, coleta de sêmen, desinfecção do ambiente entre outros. A Instituição possui aproximadamente 4 cachaços, 15 matrizes e mais de 50 suínos para engorda.

Bovinocultura de leite: A bovinocultura de leite é a criação de bovinos para a produção de leite e seus derivados. Nesta UEA, além dos alunos aprenderem sobre o manejo, limpeza e manutenção do local, também desenvolvem atividades de ordenha, acompanhamento de partos, acompanhamento de inseminações artificiais, aplicação de vacinas, descorna, entre outros. A Instituição possui um estrutura com sala de ordenha, um pátio para alimentação dos animais e um bezerrário, além disso no momento está com 19 vacas em lactação, 3 novilhas e 9 vacas secas.

Viveiro de mudas

Em atualização…