Caracterizam-se como Projetos de Ensino o conjunto de ações de ensino e aprendizagem, de trabalho educativo e/ou de intervenção, de atualização ou retomada de conteúdos, de dinamização dos componentes curriculares, bem como de prática profissional, voltados aos discentes dos cursos regulares ofertados pelo IFC, por meio do desenvolvimento de atividades extracurriculares ou complementares, sob a orientação de docente ou técnico administrativo.
São exemplos de projetos de ensino: palestras, encontros, oficinas, minicursos, jornadas, workshop, treinamentos esportivos, grupos de estudo, atividades de laboratório, cursos, atualizações, nivelamentos, formações, produção de material didático, entre outros.
São objetivos dos Projetos de Ensino:
I – Estimular práticas com foco na permanência e no êxito dos estudantes;
II – Desencadear processos de inovação na prática pedagógica;
III – Promover a interação e integração entre disciplinas ou entre outros componentes curriculares com os demais níveis de ensino, de acordo com as necessidades de cada curso;
IV – Incentivar a participação dos discentes, docentes e técnicos administrativos em atividades acadêmicas, socioculturais e desportivas;
V – Apoiar o desenvolvimento de atividades de ensino articuladas com a pesquisa e extensão;
VI – Estimular o intercâmbio de estudantes e professores dos diferentes cursos e dos diferentes níveis de ensino por meio de práticas multi, inter e/ou transdisciplinares, no âmbito institucional;
VII – Proporcionar suporte às atividades de ensino desenvolvidas na instituição.
REGULAMENTOS
- Resolução No 65 / 2021 – Consuper – Regulamento do Programa de Apoio Institucional ao Desenvolvimento de Programas e/ou Projetos, à Produção e à Publicação Acadêmica, Científica e Cultural do IFC.
- Resolução nº 038-Consuper/2017 – Regulamentação de Projetos de Ensino
- Resolução nº 065-Consuper/2016 – Regulamentação do Comitê de Ensino
COMITÊ DE ENSINO
- Composição
- Contato: comitedeensino.memoria.araquari.ifc.edu.br
EDITAIS EM ANDAMENTO
SUBMISSÃO DE DOCUMENTOS E RELATÓRIOS – Edital 1/2021 – GAB/ARAQ
-
- Antes do início das atividades, devem ser preenchidos e enviados através do formulário de acompanhamento dos projetos de ensino, os documentos: Documento de Identidade; CPF; Cartão do banco (se bolsista); Comprovante de matrícula; Histórico escolar (curso em andamento) – exceto para alunos ingressantes; Declaração-dos-pais-para-estudante-menor-de-18-anos; Termo-de-compromisso-discente-voluntario-ensino-tecnico; Termo-de-compromisso-discente-voluntario-ensino-superior; Termo-de-compromisso-discente-bolsista-ensino-tecnico; Termo-de-compromisso-discente-bolsista-ensino-superior; Termo-de-compromisso-do-coordenador; Plano-de-trabalho-discente.
- Mensalmente os coordenadores de projetos (com bolsistas ou não) deverão preencher o formulário de acompanhamento dos projetos de ensino contendo a descrição das atividades realizadas.
- Conforme data estipulada no cronograma deste edital, o coordenador do projeto deverá enviar o Relatório-parcial e Relatório-final através do formulário de acompanhamento dos projetos de ensino.
.
- EDITAL Nº 12/2022 – GAB/ARAQ – Fluxo contínuo
- EDITAL Nº 21/2022 – GAB/ARAQ – Seleção de Projetos de Ensino para execução e distribuição de bolsas em 2023
- Anexos
- Declaracao-dos-pais-para-estudante-menor-de-18-anos-edital-21-2022
- Plano-de-trabalho-discente-edital-21-2022
- Relatorio-final_edital-21_2022
- Relatorio-parcial_edital-21_2022
- Termo-de-compromisso-discente-bolsista-ensino-superior-edital-21-2022
- Termo-de-compromisso-discente-bolsista-ensino-tecnico-edital-21-2022
- Termo-de-compromisso-discente-voluntario-ensino-superior-edital-21-2022
- Termo-de-compromisso-discente-voluntario-ensino-tecnico-edital-21-2022
- Termo-de-compromisso-do-coordenador-edital-21-2022
- Anexos
EDITAIS ANTERIORES
Execução 2021
- Edital nº 06/2021 – GAB-ARAQ – Fluxo contínuo
- Edital nº 02/2021 – GAB-ARAQ
- Edital nº 10/2020 – GAB/ARAQ
Execução 2020
- Edital nº 33/2020 – ASSEG/GABI (Reitoria)
- Edital nº 7/2020 – GAB/ARAQ – Fluxo contínuo
- Edital nº 5/ 2020 – GAB/ARAQ